Por Lucas Assunção*

Evento realizado na UNEB Seabra reuniu estudantes de nove universidades brasileiras para debater permanência estudantil, acessibilidade e fortalecimento do Movimento de Casas de Estudantes.

Participantes do 47º Pré-ENCE reunidos aos pés do Morro do Pai Inácio, no território da Chapada Diamantina. Foto: Mariele Souza

  Entre os dias 15 e 17 de maio de 2026, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XXIII, em Seabra, no território da Chapada Diamantina, sediou o 47º Pré-Encontro Nacional de Casas de Estudantes (Pré-ENCE). O encontro reuniu cerca de 60 estudantes moradores de casas estudantis de diferentes regiões do Brasil para discutir permanência estudantil, acessibilidade, pertencimento e fortalecimento do Movimento de Casas de Estudantes (MCE).

  Com o tema “O interior anseia por permanência: dignidade, acessibilidade e pertencimento”, o evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Casas de Estudantes (SENCE) e teve como principal objetivo construir coletivamente as diretrizes do 47º Encontro Nacional de Casas de Estudantes (ENCE), previsto para acontecer entre os dias 06 e 12 de setembro de 2026, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  Participaram do encontro estudantes de graduação e pós-graduação representando nove instituições de ensino superior: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e UNEB.

Credenciamento dos participantes marcou o início da programação do 47º Pré-ENCE em Seabra. Foto: assessoria do Pré-ENCE

  A programação contou com credenciamento, formação de comissões, grupos de discussão, grupos de trabalho, oficinas, plenárias, seminário acadêmico, apresentações culturais e debates sobre os desafios enfrentados pelas moradias estudantis no país.

  Durante o encontro, também foi construída uma carta de posicionamento do Movimento de Casas do Estudante sobre as demandas do Campus XXIII da UNEB, em Seabra. O documento destacou questões relacionadas à infraestrutura universitária, à assistência estudantil e à importância da consolidação da universidade no município.

Mesa de abertura reuniu representantes da assistência estudantil, do Movimento de Casas de Estudantes e da UNEB. Foto: assessoria do Pré-ENCE

  A mesa de abertura contou com representantes da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UNEB (PRAES), da SENCE, da Residência Universitária da UNEB Seabra e do Movimento de Casas de Estudantes. Também participaram representantes do curso de Jornalismo do Campus XXIII.

  Durante a programação, Benjamin Oliveira, coordenador do MCE UNEB, destacou a importância do encontro para os estudantes do interior. “Nós estamos aqui construindo histórias voltadas para o interior, para discutir políticas de permanência. Porque não é apenas sobre o acesso: não existe educação digna se não tiver pertencimento. Por isso, estamos aqui como um coletivo, lutando por todos nós”, afirmou.

  A estudante Marli Camilo, que atuou na organização local do evento, também ressaltou a importância de discutir a realidade dos territórios do interior da Bahia. “Eu quero enaltecer o interior mesmo, porque a Universidade do Estado da Bahia é multicampia. E, por ser multicampia, ela acessa todos os territórios da Bahia, e a Bahia é enorme! Não é só Salvador, Vitória da Conquista ou Barreiras: a Bahia é Seabra, é Irecê logo ali, é Guanambi, no sul. Então, a gente tem que entender a identidade de todos os interiores”, destacou.

Participantes caminharam da UNEB até a Residência Universitária de Seabra para conhecer a realidade local da moradia estudantil. Foto: assessoria Pré-ENCE

  Um dos momentos marcantes da programação foi a caminhada até a residência universitária da UNEB Seabra. A atividade teve como objetivo apresentar aos participantes a realidade local da moradia estudantil e a distância entre o campus universitário e a residência.

Participantes discutem a composição dos grupos de trabalho, grupos de discussão e oficinas do 47º ENCE. Foto: assessoria Pré-ENCE

  Ao longo dos três dias, os participantes construíram grupos de discussão e oficinas sobre temas como acessibilidade, saúde mental, comunicação, raça e etnia, violência institucional nas moradias estudantis, cultura, arte e produção audiovisual.

  Também foram debatidas propostas relacionadas à Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), além da construção das mesas temáticas e atividades do próximo ENCE.

  Durante o encontro, foi aprovado o tema oficial do 47º ENCE: “Aquilombar para resistir, organizar para permanecer: ancestralidade que guia e resistência que floresce.”

Participantes do encontro prestigiaram a tradicional Festa do Vaqueiro, manifestação cultural do território da Chapada Diamantina.

  Além dos debates políticos e organizativos, o evento também promoveu momentos de integração entre os participantes, com atividades culturais, rodas de conversa e espaços de convivência coletiva.

Trilha em direção ao Poço do Diabo durante atividade de integração realizada no território da Chapada Diamantina. Foto: assessoria Pré- ENCE

  No domingo (17), os estudantes visitaram o Morro do Pai Inácio e o Rio Mucugezinho, conhecendo parte das paisagens do território da Chapada Diamantina.

  A coordenadora do curso de Jornalismo da UNEB Seabra, Juliana Almeida, também destacou a importância das políticas de assistência estudantil para os estudantes do interior. “A residência estudantil é fundamental para a permanência e para a dignidade desses estudantes conquistarem o sonho de vencer pela educação”, afirmou.

Plenária final definiu encaminhamentos e aprovou a relatoria do 47º Pré-ENCE. Foto: assessoria Pré-ENCE

  O Pré-ENCE se consolida como um espaço democrático de articulação política, construção coletiva e fortalecimento da luta pela permanência estudantil nas universidades públicas brasileiras. O encontro foi encerrado com a aprovação da relatoria final e encaminhamentos voltados ao fortalecimento da atuação nacional do Movimento de Casas de Estudantes.

*Aluno do curso de Jornalismo da Uneb Seabra. Sob orientação da professora Dayanne Pereira.

Agência Experimental de Jornalismo da Uneb Seabra